______________________________________________________________________________________________________________
Não muito distante, porém, foi no inicio dos anos 80, surgiu um grupo de Comerciários histórico em Teresina, entre eles: Domingos Gomes (in memória) (L. Ocapana); Antonio Gonçalves e José Batista (L Delta); Evaldo Ciaríco (L M. Sady); Abdon Moura, Maria Alice, Hildete Pereira e Zilma Pires (G. Pintos); José Sérvulo, Carlos Alberto, Luiz José e Antonio Borges (L Dragão); Joãozinho, Osório e Gouveia (in memória); (C Pernambucanas).
 
Com este time, foi dada a partida com idealismo proposital de mudança administrativa do mundo sindical piauiense, bem como fundar outros sindicatos de Categorias diferenciadas.  A principio com ajuda ativa de Nonato Santos (C Dôta); Emidio (Lobrás); Vereadores Deusdete Nunes e Olimpio Castro; Jornalista Edmundo Moreira, com a Coordenação do Profº João Gualberto (CEPAC).
 
Para começo de historia, foi conquistado o Sindicato dos Comerciários de Teresina (17 de Março de 1985), Comerciários de Parnaíba e Campo Maior. Mudanças das Diretorias dos sindicatos: dos Gráficos, Bancários, Motoristas de Ônibus, Construção Civil, Oficina Mecânica, Lustradores de Calçados, Jornalistas Profissional e Sinte (APEP). Fundação dos Sindicatos: Vigilantes (1987), Asseio e Conservação (1987), Petroleiros (1988), Garçons de Teresina (1988), Garçons de Campo (1989) e Têxteis do Estado do Piauí (1990)
Feito isso, foi dada a largada em prol de fundação da nossa Federação, onde foi encontrado o maior entrave da historia, pois a nossa circunscrição era vinculada a Federação do Ceará, na mesma situação era também do Estado do Maranhão.
Não deu outra, antes de assentar a poeira, foi necessário montar oposições sindicais nos três Estados, com principal foco nas cidades de Fortaleza e São Luiz, bem como nas principais nos três Estados e partindo para as Eleições da Federação dos três Estados, com vitoria histórica, com 21 Delegados e duas Chapas, acontecendo o regime de votação, estando 10 a 10, ai o voto da libertação dado a nosso favor, pela Delegada do Sindicato das Secretarias, na pessoa da Senhora Valquíria Guimarães.
 
Somente após essa Vitoria, foi possível realizar o nosso principal objetivo, a Fundação da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços no Estado do Piauí, em 04-02-1990; onde se encontra instalada, com sede própria; a Rua Senador Teodoro Pacheco, 988 8º Andar, Salas, 801/03/05 Centro, Teresina Piauí.